Para exercer da fato o controle financeiro de sua empresa, o empresário precisa ter informações claras e confiáveis que mostram a real situação financeira, sejam referentes ao passado, que permite conhecer as tendências e sazonalidades; referentes ao presente, que permitem gerir as necessidades de caixa; assim como ao futuro, que possibilitam tomar decisões para assegurar a subsistência da empresa.

Uma boa administração financeira maximiza o recebimento dos créditos concedidos aos clientes, minimiza o capital de giro necessário sem prejudicar as vendas e ainda controla a inadimplência em sua origem, diminuindo o trabalho no contas a receber.

Além disso, assegura que os compromissos da empresa com seus fornecedores estejam sendo cumpridos, bem como busca alongar ao máximo o trabalho de contas a pagar, para influenciar positivamente o fluxo de caixa, evitando a perda do crédito, cobranças judiciais ou de cartórios.

Por fim, mas não menos importante, identifica períodos críticos de receitas ou de despesas que afetem o caixa e permitem a elaboração de medidas para minimizar a falta de caixa em períodos sazonais desfavoráveis.

Leave a Reply