As empresas de sucesso são aquelas que determinam claramente seus objetivos e metas estratégicas, definem um plano de ações necessárias para atingi-las, assim como os controles que assegurarão que serão cumpridas.

Estas ações incluem o resultado do planejamento das necessidades de vendas, de acordo com as condições de mercado, do planejamento das necessidades de mão-de-obra, da matéria-prima, das instalações e das infra-estrutura, além da determinação do capital de giro e de investimentos necessários.

É necessário harmonizar os planos de todos os departamentos da empresa, assegurando que efetivamente estão alinhados com os objetivos e metas da empresa.

Não menos importante que estabelecer o Plano Orçamentário, é fazer o controle de sua execução e, para isso, é mandatório estabelecer mecanismos que possibilitem a aferição do progresso quanto ao atingimento dos objetivos e metas definidas.

O Controle Orçamentário possibilita o destaque das áreas de eficiência ou ineficiência, facilita a compreensão mútua de problemas entre os membros da administração, facilita antever os problemas por ocorrer e a determinar soluções de contorno, induz a equipe a fazer uma auto-análise periódica da empresa, que se traduzirá em maior conhecimento da mesma e permite aferir o progresso em relação aos objetivos da empresa;

 

Inscreva-se em nossa newsletter, na barra lateral, para receber nossos artigos por e-mail.

Leave a Reply