As empresas que completaram cinco anos de funcionamento demonstraram que superaram o momento mais crítico e as estatísticas, que lhes são desfavoráveis. Já podem se considerar vitoriosas, pois apenas 40% sobrevivem esse período. Após as dificuldades de se erguer e estabelecer um negócio, o próximo desafio é crescer e, para isso, muitos pontos precisam ser estruturados e alinhados.
Muitas empresas sucumbem na tentativa de crescimento por não estarem preparadas para ele. Uma empresa precisa de um plano de negócios competente que defina as ações necessárias para que se torne competitiva em seu segmento de mercado e para atingir as metas e objetivos desejados.
Além do plano, é preciso ter métricas para monitorar os resultados permanentemente e, quando necessário, ajustar as ações ao longo do tempo para melhorar o desempenho. Identificar as correções de rumo e ajusta-las no momento certo é muito importante, pois uma correção tardia pode comprometer a lucratividade ou, ainda, ter consequências mais graves.
Para se alcançar a excelência na administração da empresa e conseguir maximizar os resultados, é fundamental ter informações financeiras claras e confiáveis e controlar eficientemente a movimentação do fluxo de caixa, tanto de entrada como de saída.
As chances de sucesso aumentam na proporção em que administrador conheça com profundidade seus custos e use este conhecimento para racionalizá-los e para definir seus preços estrategicamente, viabilizando seu lucro. Isso estabelece seu posicionamento de mercado, frente a seus concorrentes diretos e indiretos, para seus clientes ativos e clientes alvo.
A eficiência de todos os processos da empresa irá aumentar sua lucratividade uma vez que reduz o tempo de execução das atividades, reduz os erros e, logo, as perdas. Uma administração eficiente, por exemplo, do fluxo de caixa projetado permite antever condições desfavoráveis e tomar medidas preventivas contra elas, evitando perdas financeiras e outros problemas correlacionados.
Inscreva-se em nossa newsletter, na barra lateral, para receber nossos artigos por e-mail.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.