Gestão orçamentária
Dirija sua empresa rumo ao destino que você definiu
As empresas de sucesso são aquelas que determinam claramente seus objetivos e metas estratégicas. Elas definem um plano de ações necessárias para atingi-las, assim como controles que asseguram que serão cumpridas.
Entre estas ações estão a definição das metas de vendas e o planejamento para atingi-las, considerando as condições de mercado, a de mão-de-obra, a matéria-prima, as instalações e da infraestrutura necessárias, além da determinação do capital de giro e de investimentos suficientes.
É fundamental coordenar os planos de todos os departamentos de forma conjunta, assegurando que estão efetivamente alinhados com os objetivos e metas comuns da empresa.
Não basta apenas planejar o orçamento. Fazer o controle de sua execução é igualmente importante e, para isso, é mandatório estabelecer métricas que possibilitem a aferição do progresso e seus resultados.
O controle orçamentário possibilita o destaque das áreas de eficiência ou ineficiência, facilita a compreensão mútua de problemas entre os membros da administração e antevê os problemas por ocorrer, assim como a determinação de soluções de contorno. Isso induz a equipe a fazer uma autoanálise periódica da empresa, que se traduzirá em maior conhecimento da mesma e permite aferir o progresso em relação aos objetivos gerais da empresa.
Atividades:
- Preparação do orçamento, tendo como fonte as informações financeiras realizadas no ano anterior, ajustadas para as projeções de variação de índices do ano em curso;
- Coordenação anual do processo de planejamento de receitas e despesas para o exercício corrente;
- Consolidação dos planos de todos os departamentos em um único plano empresarial;
- Verificação do equilíbrio financeiro do plano resultante;
- Ajustes sucessivos no plano para que atenda os requisitos definidos nos planos.
Atividades:
-
- Análise comparativa entre o orçado e o realizado do mês anterior, indicando as variações relevantes que merecem análise;
- Condução de reuniões de revisão orçamentária;
- Apresentação de três pontos para análise:
– Foco no mês decorrido: orçado do mês X realizado no mês;
– Foco no ano até o mês decorrido: orçado até o mês X o realizado até o mês;
– Foco no ano até o final do ano: orçado para o ano X realizado até o mês + o orçado para os meses restantes até o fim do ano; - Documentação das variações ocorridas, incluindo as que forem baseadas em suas observações;
- Atualização do planejamento orçamentário com as correções definidas durante as reuniões para refletir as mudanças nos meses subsequentes.
Quer saber como podemos ajudar a sua empresa a obter melhores resultados?
Fale conosco para entendermos as suas necessidades e apresentarmos as soluções.
Sobre nós
A GlobalDM é uma empresa de serviços virtuais administrativos e financeiros para empresas que preferem focar no próprio negócio e não querem ou não podem gastar seu tempo nas atividades burocráticas.
Nosso escritório